sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Resenha de Jogos Vorazes


Eu sei que não deveria colocar colocar aqui, mas depois ela vai para o lugar certo.

Olá leitores!
Para começar eu tenho que dizer que eu tinha um... Meio que um preconceito contra o livro “Jogos Vorazes” de que irei falar daqui a pouco, antes que alguém me cace e me mate por eu dizer isso, eu quero dizer que eu nao tinha preconceito não do livro em si, mas da capa, eu sei que isso não é uma coisa boa, mas sim eu julgo (ou melhor, julgava)  livros pela capa, mas depois que eu  terminei de ler “Jogos Vorazes” eu descobri o tanto que eu estava sendo estúpido com essa besteira de julgar livros por capa, também descobri que fazendo isso eu estava perdendo ótimos livros.
Se você por acaso está se perguntando por que um simples livro mudou meu preconceito eu respondo, porque “Jogos Vorazes” não é apenas um livro, é uma critica a essa sociedade que só pensa em ter seu entretenimento fácil e o resto é que se dane, ele também é uma critica as pessoas que tem tudo e não pensa nas pessoas que trabalham o dia todo para sustentar sua família, claro que não é como o sofrimento da personagem principal da história Katnis.
Claro que cada um tem sua opinião sobre o que eu disse, mas quem acha que as minhas palavras não são boas o bastantes para mudar a opinião sobre essa sociedade que eu descrevi, eu peço: Leia Jogos Vorazes.
Agora sem delongas eu vou começar a falar sobre o livro (que é o que realmente eu vim falar aqui).
Katnis é uma garota de dezesseis anos de idade que mora no distrito doze no país chamado Pannem que se localiza na extinta (claro que no tempo deles) America do norte, Katnis não tem mais pai, pois ele morreu em uma explosão de um mina de minério de carvão, mas a falta do pai a ajuda a se aproximar mais da irmã menor chamada Prinm que se eu não estou enganado tem 12 anos, e também há sua mãe que é muito ausente em tudo. Então para sustentar a sua família Katnis tem que caçar todos os dias. Para acompanhar-la nas caçadas ela tem um amigo de quem ela gosta muito chamado Gale que tem dezoito anos.
Agora você deve estar se perguntando “e o que são os Jogos Vorazes?” calma, eu explico.
Os Jogos Vorazes são uma punição em que cada distrito tem que mandar um menino e uma menina (não importa a idade) para defender seu estado em uma batalha até a morte e para que isso aconteça de forma democrática há um sorteio em que cada jovem de doze a 18 anos tem seu nome escrito em um pedaço de papel e colocado em um globo. O jogo só acaba quando há apenas um vencedor e esse vencedor por sua bravura, forca, inteligência... Recebe prêmios para seu distrito e ganha uma casa na vila dos vencedores e uma vida plena e feliz.
Claro que você já deve ter imaginado a menina que irá defender o distrito doze dessa vez é Katnis, no começo do sorteio era Prinm, mas Katnis se voluntariou a ir no lugar da irmã.
O menino sorteado a defender o distrito doze é Peeta o filho do padeiro do distrito.
Katnis e Peeta rapidamente vão para o grande Capitol que é a capital de Pannem ao chegarem lá eles se deparam com pessoas que são totalmente diferentes deles e de seus costumes, eles são apresentados a Pannem (que são os tele-espectadores dos jogos), e subitamente Katnis e Peeta caem no coração do publico, duas semanas de eles estarem no Capitol os representantes de cada distrito são colocados na arena que é onde cada um tem que dá o seu melhor para não ser passado para trás, é onde cada um tem que vencer seus medos e temores para poder ser o campeão, é onde cada um tem que ser forte e não fraquejar, é onde cada um tem que matar para poder viver.
Como eu já disse esse livro é encantador, genialmente escrito por Suzanne Collins, com um meio e um final surpreendente. Ah! só mais uma coisa não deixa de ler o livro só porque ele tem um começo parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário