sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Resenha de O Ladrão de Raios









Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humana, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.”
Percy Jackson, um garoto de doze anos que sofre de dislexia e déficit de atenção e que, nos últimos seis anos mudou de escola seis vezes. Mas todos esses problemas tem um motivo, que só serão descobertos no decorrer da leitura.
A partir de uma excursão do internado onde o menino estuda atualmente, sua vida começa a mudar, ele se vê diante de um monstro – que até instantes atrás se tratava de sua professora – e terá que enfrentá-lo. Mas Percy não consegue entender o que era aquilo que o atacou, e muito menos porque as outras pessoas não se lembravam da tal professora, como se ela nunca tivesse existido. Teria sido uma visão? Será que ele estava louco?
Só descobre que a realidade é outra quando descobre que são seres mitológicos. A partir daí somos lançados em um mundo de aventuras, Percy descobre que é filho de um dos maiores deuses da mitologia grega.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy Jackson de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos Annabeth e Grover , Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou resolver um enigma proposto pelo oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Quem conta a história é o próprio Percy, que a todo o momento nos proporciona ataques de riso… Sua narrativa é extremamente fácil de entender, o autor explica de forma simples todas as terminologias usadas referentes à Mitologia Grega, de excelente bom gosto!




Pamella Davis

2 comentários: